top of page

Carnaval carioca

O carnaval é a principal cultura carioca. Ele vem com tradições de décadas e ao mesmo tempo renovando.

1840WD0480_image_media_horizontal.jpg

Desde o período colonial, as brincadeiras de carnaval não eram diferentes das de outros centros urbanos brasileiros. As diversões consistiam em lançamento de limões de cheiro ou outro tipo de líquido ou pós nas ruas. Após a independência, as elites se afastam de tais atos e se aproximam de tendências, especialmente as parisienses, como por exemplo, os bailes de máscaras. Com intenção de afastar do carnaval 'entrudo', outras diversões foram surgindo, como passeios de carruagens abertas, como antigas práticas romanas. Vem ai, uma boa oportunidade de exibir suas caras fantasias, e civilizar o carnaval, mas isso não impediu que o carnaval fosse só das elites, as ruas eram dividas entre os 'entrudos', muitos grupos de negros e pequenos comerciantes.

Essa misturas formou o tão famoso carnaval de rua do Rio de Janeiro, tornando assim esse carnaval tão variado.

Em 1930, o prefeito Pedro Ernesto, oficializa a festa carioca, fazendo com que as festas se tornassem oficiais, com concursos que envolviam máterias publicadas nos jornais e obras de folcloristas. Cada um com sua categoria: blocos, ranchos, cordões, Zé Pereiras, corso e sociedade.

21143083-9c34-4215-bd86-ec42d4cc4468.jpg

Dentre os blocos de hoje que mais se destacam são: Suvaco de Cristo, Cordão do Bola Preta, Banda de Ipanema, Simpatia é quase amor, entre outros...

Com o objetivo se tornar diferente dentro de uma nova ordem criada após a Primeira Guerra Mundial, o Brasil se destaca pela valorização da negritude que se torna conhecido lá fora, pois a negritude brasileira se torna famosa pelo samba, que seria a base da formulação de brasilidade. Como a sua populariade foi aumentando, eles deixam de se apresentar somente em guetos e morros, e passa a se apresentar no 'asfalto', tornando assim parte da cultura carioca com suas escolas de samba.

Depois de muita proeminência, eles atrairam pessoas da classe médias, apartir dai, foram se popularizando, tornando-se assim um grande evento carnavalesco nacional.

A pouco tempo, blocos de rua iam ficando cada vez mais esquecidos, mas ultimamente a tradição tem voltado. Muitos ainda viajam, mas um grande parte tem apreciado uma das coisas que o Rio de Janeiro tem de melhor.

Fantasias, das mais diversas e criativas, se espalham pelas ruas do Rio, colorindo a cidade e esbanjando a felicidade, que é o que o carioca tem se sobra, encantando e atraindo cada vez mais turistas.

Featured Posts
Recent Posts

Fale comigo

Archive
6ad92251cb14b1193d70d32057a5ac30ef31298a
bottom of page