Arquitetura: Caminho Niemeyer
Engana-se quem acha que o famoso Caminho Niemeyer se resume ao conjunto arquitetônico que se encontra próximo a Baia de Guanabara localizado no centro da cidade de Niterói. O Caminho Niemeyer é um conjunto de equipamentos culturais e centro cultural de grande valor arquitetônico projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, nos bairros litorâneos na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. O complexo se estende por 11 km de extensão ao longo da orla da cidade, do Centro à Zona Zul, desde o terreno do Aterro da Praia Grande (no Centro) até o bairro da Charitas.
O objetivo era revitalizar a orla da cidade junto a Baía de Guanabara e a parte central da cidade de Niterói. As construções, que começaram a ser erguidas em janeiro de 2002, formarão o segundo maior conjunto arquitetônico assinado por Niemeyer, depois de Brasília .O conjunto arquitetônico, ainda inconcluso, é constituído entre outros edifícios, pelo internacionalmente conhecido MAC, mas também por um complexo no Centro da cidade, em que concentra a maioria das edificações, a chamado de Praça Popular de Niterói, composto pela Fundação Oscar Niemeyer,Memorial Roberto Silveira e Teatro Popular de Niterói, mas também há uma série de outros edifícios espalhados ao longo da orla, que são, o Terminal de Barcas de Charitas, o Centro BR do Cinema Brasileiro e a Praça JK.
Há ainda projetos para outros edifícios cuja obras ainda não foram iniciadas. As sete obras concluídas de Oscar Niemeyer fazem da orla de Niterói uma sucessão de cartões-postais, cujo maior destaque é o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC Niterói), e a combinação da paisagem e do projeto arquitetônico tornou o conjunto de edificações em um dos mais conhecidos no mundo.
“Não foi difícil projetar para Niterói porque esta é uma cidade de orla tão bela que possibilita a criação a céu aberto, como um itinerário cultural e religioso.” (Oscar Niemeyer).
Embora, sua maioria esteja fechada ou funcionando apenas parcialmente, os centros culturais serão geridos de forma a proporcionar à cidade não apenas a contemplação do seu conjunto arquitetônico, mas o usufruto da sua programação cultural, educacional e turística, na forma como o seu criador idealizou, mas que ainda foi plenamente implementado.
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói acabara de ser concluído quando o então prefeito do município,Jorge Roberto Silveira, convidou o arquiteto Oscar Niemeyer para um novo projeto. Pensando em revitalizar a zona central e a orla de Niterói, o Prefeito Jorge Roberto decidiu construir um complexo arquitetônico voltado para a cultura, passando pelo bairro da Boa Viagem, onde o MAC se juntaria ao conjunto, formando um caminho ao longo da orla da cidade junto a Baía de Guanabara - o Caminho Niemeyer.
Composição do Caminho Niemeyer
Os edifícios do conjunto que estão na área atrás do Terminal Rodoviário João Goulart, no Aterro da Praia Grande,Centro da cidade, constituído pelos prédios da Catedral de Niterói, Memorial Roberto Silveira, Teatro Popular de Niterói e Fundação Oscar Niemeyer forma a chamada Praça Popular de Niterói. Enquanto outros percorrem a orla para além dessa área, como a Praça das Águas, a Praça JK, o Museu BR do Cinema Brasileiro, o Museu de Arte Contemporâneo e a Estação Hidroviária de Charitas.
Estão nos planos a se agregar à Praça Popular, os edifícios do da Catedral de Niterói projetada por Niemeyer. (Projeto da Catedral à baixo, já em construção)
Prédios não iniciados
Oscar Niemeyer Monumental: Mantendo as formas curvas que marcam a obra de Niemeyer, os dois prédios estão conectados por uma laje na altura do 12º pavimento, que funcionará como área de convivência. Já estando a venda. Conta com shopping, hotel ( Rede Ibis) e salas comerciais.
Além de outros como o Centro de Convenções e o Terminal Integração Multimodal.