top of page

História de Niterói

Com apenas 13,5 km de distância da cidade do Rio de Janeiro, Niterói contém um grande potencial turístico com suas: praias, fortes, monumentos e o seu grande novo símbolo da cidade que atrai inúmeros turistas o ano todo, o MAC (Museu de Arte Contemporânia).

Suas principais atividades economicas são: industria naval, industrias em geral, comércio e pesca. Niterói conta com uma grande rede de hotéis, pousadas e apart-hotéis.

Entre as praias de destaque estão, Camboinhas, Itacoatiara, Itaipu, Piratininga e Sossego. E ainda mais, como: Icaraí, São Francisco e Charitas.

Niterói faz divisa com São Gonçalo e Maricá. A qualidade de vida da cidade está entre as mais elevadas do país (de acordo com a ONU a cidade está entre as 3 primeiras de 5.600 municípios do país).

niteroi_apres_001.jpg

HISTÓRIA

Niterói era uma cidade cheios de alagadiços e mangues. Sua história começa quando é descoberta o pau-Brasil nessas terras. Havia então a necessidade de ocupação, quando a mesma estava ameaçada de presença estrangeira, especialmente a francesa, com a intenção de criar a França-Antártica.

Os tamoios ocupavam essas terras, e negociavam com os franceses a troca do pau-Brasil por utensílios. Quando em 1º de março de 1565, os portugueses fundaram a cidade do Rio de Janeiro, e incomodados com a presença dos franceses, Portugal buscou reforços e também contava com os reforços da tribo Temimínos chefiados por Araribóia (cobra feroz), e assim conseguiram expulsar os franceses através de uma batalha sangrenta.

Araribóia permaneceu nas terras do Rio de Janeiro, e foi batizado na religião católica com o nome de Martim Afonso de Souza. Como recompensa por sua batalha, Mem de Sá deu como sesmarias as terras do outro lado da baia de Guanaraba a Araribóia.

Após a morte de Araraibóia, outros povoados começaram a surgir, como: São Gonçalo, São Batista de Icaraí, e São Sebastião de Itaipu. Esses dois últimos povoados, junto com São Lourenço dos Índios formaram a cidade de Niterói.

Niterói tomou a categoria de Vila em 1817, tendo São Domingos como sede, lugar em que Dom João VI frequentemente visitava. Como o lugar não suportava edificação de prédios publicos, a sede foi transferida a Praia Grande, hoje conhecida como Praça do Rink.

São Lourenço dos Índios, em 1819, passa a se chamar de Vila Real de Praia Grande. Só em 1834 foi elevada a título de cidade, chamando-a assim de Nictheroy (água escorrida, em tupi-guarani), tornando-se assim a capital da Província do Rio de Janeiro.

Niterói foi evoluindo, crescendo em números de casas e prédios, impulsionando aberturas de ruas. Em 1841 recebeu o nome de Imperal Cidade.

Com o desenvolvimento de comércios e industrias, Barão de Mauá decide criar em Niterói, em 1845, na Ponta d'areia, o núcleo de construção naval.

No início do sec. XIX, começa as embarcações impulsionadas por escravos, e posteriormente, em 1835 segue os serviços de navegação a vapor, a Compania de Navegações de Nictheroy. Em 1862, a Companhia Ferry com barcas mais confortáveis e luxuosas. Em 1956, o trajeto passa a ser feito em 20 minutos, com a remodelação das barcas.

pca arariboira.jpg

No início do século passado (1906 - 1910), Niterói fica marcada pela pavimentação que formou a Alameda São Boaventura e Avenida Praia de Icaraí. Também nesse período foi construida a prefeitura, Palácio Araribóia, e a urbanização do Campo de São Bento em Icaraí.

O marco do processo de modernização foi a inauguração da Avenida Ernani do Amaral Peixoto, foram demolidos cerca de 230 prédios para a implantação de novo loteamento, resultando em 1.003 m de comprimento de 20 m de largura.

A ponte Rio-Niterói, é a maior do hemisfério sul, inaugurada em 1974. A contrução tem o maior vão em viga reta contínua do mundo -vão central. Umas das três maiores pontes do mundo em volume espacial - em relação a comprimento, largura e altura dos pilares e fundações.

Em 1974, Niterói deixa de ser a capital do Estado da Guaranaba, devido a fusão com o Rio de Janeiro.

Featured Posts
Recent Posts

Fale comigo

Archive
6ad92251cb14b1193d70d32057a5ac30ef31298a
bottom of page